Oca Urbana: Conheça o projeto de vivências e estudos indígenas dentro de um apartamento
Quando você imagina uma oca indígena, vem logo a imagem de uma casa circular coberta de colmo onde os indígenas moram e situada no meio de uma floresta. Correto? Agora, consegue colocar essa casa circular dentro de um apartamento? Sim, a indígena Lucia Morais Tujucu, de origem do Amapá, atriz, professora, contadora de história, psicopedagoga, escritora de livros infantis e infanto-juvenis, criou o "OCA URBANA".
" Oca Urbana é uma oca dentro de um apartamento. Uma casa de vivências e estudos indígenas. A floresta aqui é a nossa referência, a morada dos saberes ancestrais. A Oca Urbana é um lugar para compartilhar conhecimentos e degustar histórias e leituras de encantamentos", explica Lucia.
A Oca Urbana, situada no Rio de Janeiro, tem como objetivo trabalhar a cultura, literatura e a arte indígena, com professores, bibliotecários, curiosos, amigos e pesquisadores. Não tem muito o com foco em artesanato, porém não tem como falar de cultura indígena sem falar dos artesanatos. Correto?
"Neste local, reunimos as parentas indígenas, como professoras, atrizes, contadoras de histórias, escritoras, cineastas, roteiristas, líder de juventude indígena, produtora, entre outras.", explica Lucia.
"Contam que a mãe d’água o mundiou, levou-o para as profundezas do rio. Ele era sol, cor, alegria para nossas vidas.
Tão jovem e com sabedoria anciã. Agora eu, de coração desalumiado, sentada na pedra jogando caroços na água, observo os círculos, pensando:
Menino bonito, menino diferente! Não voltará…”.
Na programação da Oca Urbana você vai encontrar oficinas de contação de histórias, mediação de leituras indígenas, roda de leitura indígena, entre outros.
Para mais detalhes!
Contato: 21 99701 1094
Muito agradecida pela linda reportagem