top of page
logoPPVBprpetohor.png

Espaço Frans Krajcberg em Paris reúne artistas durante a Paris Design Week

Por Francesca Pomposelli

De Paris


Nos dias 5 a 14 de setembro deste ano, celebrando os contrastes da arte na concepção contemporânea e sustentável, durante a Paris Design Week, acontece uma exposição de artistas e designers brasileiros na qual discute a ecologia na produção artística atual através do legado de Frans Krajcberg que manteve em vida atelier de trabalho, hoje o Espace Frans Krajcberg em Montparnasse.


Frans Krajcberg foi um pintor, escultor, gravador, fotógrafo e artista plástico nascido na Polônia e naturalizado brasileiro. Suas esculturas se caracterizam pelo uso de troncos e raízes carbonizadas recolhidas em desmatamentos e queimadas. Processos de ressignificação e amplificação imagética de pulmões, corações e esqueletos. Sob a perspectiva de tal vertente sustentável, poucas figuras encarnam tão profundamente o espírito de simbiose com a natureza como Frans Krajcberg.


Ângela Maria Ateliê, Atelier Cléophée, Bianca Da costa, Clarisse Taulewali, Cris Bertolucci, DECARVALHO ATELIER, Delphine Araxi, Denise Stewart, Elizabeth Titton via Casa Bonita, Estudio BA, Estudio Bloco A, Estudio Mais Alma, Fernanda Fróes, Gileno Design by Muliê, Lâmina Art, Lavinia Góes, Lucie Gabrielle, Lyz Parayzo, Marion Flament, Maximiliano Crovato, Nina Dwin, Oiamo Atelier, Paula Sousa, Ricardo Fasanello, Ronald Sasson, Sandra Arruda, Unusualmentor Aka Anna Mari, Valéria Montag e Zanine Caldas apresentam criações exclusivas para a mostra.


Entre os destaques, a icônica Poltrona Esfera - versão especial em couro de pirarucu de Ricardo Fasanello (1930-1993).

 

Segundo a curadora Patrícia Monteiro Leclercq, representante da Bref Design Art, a arte e o design sempre movimentaram o poder de desafiar as convenções, evocar emoções e sustentar os pensamentos, uma junção de percepção múltipla, aderindo aspectos internos e externos da vida. Face aos desafios ambientais atuais, artistas e designers sustentam ações e impulsionam mudanças . Como reflexo do seu trabalho, permeiam-se diálogos que contrastam em conscientização e questionamentos expansivos, promovendo uma consciência coletiva que abraça a sustentabilidade e a manifestação artística como volta sútil a si. 


Agora, a arte e o design sustentáveis surgem como sustentações para tais multiplicidades criativas. À medida que cresce a consciência sobre a natureza em sua totalidade e práticas de proteção, os artistas estão a colocar o ambiente em primeiro plano, pensando em formas de trabalhar com as perspectivas em que vivem, e não apenas dentro dele. As suas criações refletem um genuíno respeito pela natureza e um dizer sólido ao desmitificar o ato de preservá-la para as gerações futuras.





PER VIVERE BENE

Commentaires


Revista Per Vivere Bene

bottom of page